Mão na Massa 1: ” Organizador de Papéis”

Padrão
Mão na Massa 1: ” Organizador de Papéis”

Bom dia minha gente! Muitos são os sites que ensinam-nos a dar aquela repaginada nas nossas coisas e na nossa casa! É o bom e velho conceito DIY, ou seja, o Faça Você Mesmo! Eu criei esse Blog do Ateliê como uma forma de agradecimento em nome de tudo que aprendi com a Internet e com os artesãos que além de terem paixão de fazer artesanato, amam ensinar como se faz!

Inauguro, então, o primeiro Mão na Massa, posts  ensinando a reformar coisinhas diversas e com dicas preciosas que aprendi por ai…

Espero que gostem e me ajudem a disseminar esses conhecimentos! Simbóra por a mão na massa!

 

Recebi o pedido para reformar esses dois Organizadores de Papéis que já estavam riscados, sujos e sem graça….. O primeiro passo foi escolher o tecido que iria utilizar! Uso tecidos porque acho que possui um acabamento muito mais bonito, mas nunca fico restrita à apenas uma técnica, eu converso sempre com o cliente para compreender o que ele precisa e curte! Escolhi esses tecidinhos florais para fazer uma composição bacana para a mesa de trabalho da minha querida cliente.

befunky_artwork.jpg

1. O primeiro passo para iniciar qualquer trabalho com tecido é pintar a superfície que será revestida de branco, porque a cor da madeira poderá alterar a percepção da cor do tecido, escurecendo e criando manchas. Utilizei, então, uma tinta spray, pela facilidade de possui-la já em casa..mas vocês podem usar qualquer tinta branca acrílica pva, passar tanto com pincel ou rolinho…como for mais prático e adequado para cada um! Caso você também escolha pintar com o spray, utilize luvas plásticas para evitar que a tinta pinte suas mãos e sempre use máscaras de proteção! O spray faz mal aos pulmões!

IMGP4175

2. O passo dois é simples e requer apenas que você meça a altura do objeto para cortar o tecido no tanto necessário e evitar desperdícios! A conta é simples: 2(medida da altura) + largura de cima + 6cm para o acabamento interno e externo…essas medidas, claro, são específicas dessas peças. Aí na sua casa, após compreender o processo, você poderá reformar qualquer objeto respeitando a medidas e proporções! Uhu!

No caso desses organizadores, eu cortei uma tira de tecido comprida o suficiente para conseguir cobrir  a lateral direita, a parede do fundo e a lateral esquerda,pensando sempre em uma sobra de tecido de 1cm em cada ponta.  A frente desse organizador é feita diferentemente do restante porque possui partes arredondadas que requerem passos especiais.

IMGP4201

3. Após recortar as medidas de tecido, eu peguei uma folha de papel kraft, daqueles tipo papel pão, que acha em qualquer papelaria, medi a altura e largura e  recortei uma espécie de “fundo”.  Sempre tiro uns 2mm de cada lado na hora da conta do fundo de papel para evitar que não encaixe bem no fundo do organizador, depois que colarmos o tecido no papel. É um trabalho minucioso, mas vale a pena no resultado final! Meça um pedaço de tecido que cubra todo o papel e ainda tenha cerca de 2 cm a mais, de cada lado, para fazer a dobra!

befunky_artwo2rk

4. Agora começa a parte das colagens!

*Primeiramente algumas dicas legais: você pode pegar aquelas bandejas de frios que são de isopor ou plástico, lavá-las bem e secar para colocar a cola e facilitar sua vida! Elas geralmente são compridinhas o que ajuda na hora de deixar o pincel e o rolinho descasando, sem fazer sujeira na mesa! Para essa reforma, eu diria que é importante ter o rolinho de espuma, porque ele espalha a cola muito melhor e evita bolhas e enrugados no tecido e no papel…..ele é baratinho e dura bastante se tomarmos cuidado!

Passe cola no fundo de papel com o rolinho e cole o tecido centralizado, lembrando que precisamos de uma sobrinha de tecido de cada lado para terminar o acabamento do fundo! Alise bastante com a mão ou com a ajuda de uma espátula para evitar que fiquem bolhas de ar ou que o tecido enrugue! Deixe secar naturalmente.

Comece colando tecido na lateral externa direita ou esquerda, lembrando do 1 cm de sobra, passando cola com um rolinho e alisando todos os lado.. faça com calma, e certifique-se do alinhamento do tecido que precisa cobrir a parte externa e interna do organizador!

Após o tecido e o papel secarem um pouco, vire e dobre o tecido na parte de baixo do papel, encapando-o como na figura. Faça isso com muito carinho para não dobrar o papel junto!

befunky_artwork.j5pg

5. Depois que eu ja tinha colado as três laterais maiores e a lateral menor da parte de trás, eu comecei a fazer a parte interna e colei primeiro a lateral menor e depois as laterais maiores. Colei também a sobra de tecido referente a cada lado no fundo dos organizadores e ficou mais ou menos assim:

IMGP4228

6. Agora vou explicar como fiz a parte da frente, que tem um ovalado e por isso não poderia ter sido revestida da forma como os outros três lados foram. Depois de terminada toda a colagem da parte interna dos três lados, eu recortei uma tira do tecido de comprimento igual ao da parte interna da parede da frente e com uma altura igual a da parede, somados à 4 cm. Isso foi feito porque eu primeiramente colei a parte interna, (respeitando uma folguinha de tecido para colar no fundo), ajustando bem o tecido nas junções entre a parede da frente e as laterais e alisei bem.

Depois eu fiz picotes de cerca de 0,5 cm de largura cada, na ponta que sobrou do tecido, na parte de cima da parede e depois colei os picotes um por um, tentando respeitar o formato da parede. Ficou assim:

befunky_artwork44

 Essa foto já está com o acabamento quase terminado, porque depois de colar os picotes, eu medi uma tira de tecido da largura da parede e colei para finalizar essa parte.

7. Depois de terminada essa fase, eu medi e recortei um pedaço de tecido para cobrir a parte da frente que falta para finalizar a parte externa. Mais um pouco de cola, amor e cuidado!

IMGP4231

8. Agora é hora de colar os fundos! Mesmo procedimento, pegue o rolinho espalhe bem a tinta e cole pacientemente o fundo! Alise bem, e se precisar, passe o ferro de roupas em uma temperatura mediana. Que lindo! já está ficando quase pronto!

befunk2222y_artwork

9. Para finalizar, a gente faz o mesmo procedimento no fundo dos organizadores que a gente fez dentro….eu não utilizei o papel kraft no fundo, colei o tecido direto..mas isso fica para cada um escolher como prefere fazer! O fundo ficou assim, então!!

IMGP4235

10. Agora é só se inspirar para organizar seus papéis e sua mesa de trabalho!! Amei fazer essa reforma, as flores delicadas do tecido me ajudaram a resgatar um pouco da feminilidade, sutileza e delicadeza, e eu pude aproveita-las em cada passo! Espero que essas energias possam transparecer no produto final!!

BeFunky_144321

Obrigada a todos que curtiram! Qualquer dúvida, entrem em contato comigo  aqui pelo blog, ou pelo facebook, terei muita satisfação em ajudá-los! Beijos e uma semana iluminada*

Sobre Laura Garcia

Quando criança me enfiava em meio a natureza e brincava por longas horas de índia e bruxa! Preciso da natureza ao meu redor, e vivo cercada das minhas plantas e dos meus dois border collies e uma siamesa, os focinhos mais doces desse mundo. Uns falam que tenho dedo verde, outros dizem que sou a bruxinha da rua. Fiz psicologia, e estudo a relação entre os homens e os animais no meu mestrado. Amo tudo que é colorido, alegre e simples! Mas no fim, o que sou, eu não sei, mas digo que tudo isso transborda no meu amor e nas minhas produções!

Uma resposta »

Deixe um comentário

